Setinsp
Siga-nos também no
Facebook
Linkedin

No processo de instalação de gás existem várias entidades envolvidas, cada uma com o seu papel mas complementares no seu todo.

 

A Setinsp é uma empresa reconhecida pela DGEG - Direcção-Geral de Energia e Geologia, como Entidade Inspectora de Redes e Ramais de Distribuição e Instalações de Gás*, sendo que apresenta o papel fundamental de verificar se estão reunidas todas as condições e se as instalações de gás estão correctamente implementadas.
Somos também uma Entidade Inspectora de Gás acreditada pelo IPAC, Instituto Português de Acreditação.

 

Entidades Instaladoras/Reparadoras:

Este tipo de Entidades executa a instalação ou reparação de redes de gás.
Estas Entidades não podem, em situação alguma, actuar como Entidades inspectoras de redes, ramais e instalações de gás (n.º 3, Art. 10º, Anexo II da Portaria 362/2000, de 20 de Junho).

 

Entidades Distribuidoras:

São Entidades que procedem à abertura (ou encerramento) e ao abastecimento de gás nas instalações existentes para o efeito.

 

Entidades Inspectoras:

Este tipo de Entidades procede à verificação das condições das instalações de gás existentes (coluna, ramificações, contador, válvulas, tubagem, redutores, tubos flexíveis e sistema de exaustão de fumos), assim como das condições de funcionamento dos aparelhos a gás e medição de Monóxido de Carbono (fogões, esquentadores, caldeiras,...).
Como resultado das inspecções podem surgir dois tipos de anomalias: 
Os defeitos não críticos, que não obrigam a um corte do fornecimento de gás, e que deverão ser reparados num período inferior a 90 dias. 
Os defeitos críticos, que obrigam a um corte do fornecimento de gás, e a uma reparação imediata.
Caso exista alguma anomalia que obrigue a uma reparação, estas deverão ser efectuadas por empresas credenciadas pela Direção Geral da Energia (n.º 2, Art.º 8º, Anexo II da Portaria 362/2000, de 20 de Junho).
De acordo com a Portaria 690/2001 de 10 de Julho, no final de cada inspeção é emitido um Certificado de Inspeção, que prova que a instalação de gás, os aparelhos a gás, as condições de ventilação e exaustão de produtos de combustão, estavam na altura em boas condições de funcionamento, sendo a sua validade variável em função do tipo de instalação (Periodicidade).

  

Legislação

 

 Setinsp_icon

PORTARIA 362-2000 Entidades Inspectoras

 

 

Setinsp_icon

 

DECRETO LEI 521-1999 Projecto, Execução, Abastecimento e manutenção instalações gás.

 

*Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 521/99, de 10 de Dezembro e, da Portaria n.º 362/2000, de 20 de Junho, reconhecido pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), através do Despacho 8382/2006 (2ª Série) publicado no Diário da República n.º 73, de 12 de Abril de 2006.

SERVIÇOS

Estamos ao seu dispor nos seguintes pontos do País:

Contacte-nos